Nascido nas Antilhas colonizadas pelos franceses, como Guianas, Guadalupe e Martinica, o ritmo ZOUK teve forte influência também da cultura africana e seu significado remete à “festa” no idioma creóle.
Falando de Brasil, o ZOUK tem uma estreita ligação com a LAMBADA que, por sua vez, também é muito popular no país e teve seu auge na década de 80 através de artistas como GRUPO KAOMA, BETO BARBOSA, entre outros, porém, após uma fase de muito sucesso, foi perdendo a popularidade e, gradativamente, o ritmo originário do arquipélago francês foi assumindo o protagonismo e se tornando cada vez mais conhecido em festas, lambaterias e eventos de dança.
Essa fase de transição entre os ritmos foi marcada também por diferentes denominações, iniciando-se por “Lambada francesa” (já que o ZOUK era conhecido como um “ritmo francês”) e, como nas capas de LP’s da época o nome era simplesmente ZOUK, adotou-se então esta forma de identificação para a música que era executada nas rádios.
Porém, com tantas denominações e vertentes, os profissionais brasileiros se reuniram durante um dos primeiros eventos de maior expressão no país – MINAS ZOUK – e decidiram, por consenso, que uma forma de dar mais força àquele movimento e também uma base mais teórica e fundamentada em pilares sólidos seria designar o ritmo como ZOUK BRASILEIRO, de forma que os próprios alunos entendessem e tivessem clareza sobre o que estavam praticando nas academias e escola de dança, além também de criar uma IDENTIDADE para aquele estilo.
Dance Zouk e sinta a liberdade no movimento!
As minhas aulas são um convite para explorar a sensualidade e a conexão únicas dessa dança, que combina suavidade e paixão em cada passo. Aprenda a se expressar através de movimentos fluidos, melhore sua postura e aumente sua energia. Além de dominar uma dança fascinante, você cuida do corpo, ganha confiança e encontra uma nova maneira de relaxar. Junte-se a nós e experimente o poder transformador
do Zouk!
Local: Rua Paes Leme, 82 – Pinheiros – SP (em frente ao Sesc Pinheiros)
Durante todo o ano, promovemos uma série de eventos de Zouk para que você possa
mergulhar no ritmo, conhecer novas pessoas, se divertir e, claro, dançar muito Zouk!
Philip Miha é graduado e pós-graduado em Educação Física, atua como professor de dança desde 1988. A sua formação acadêmica somada à experiência profissional foram a base para a criação e desenvolvimento de um método exclusivo para o ensino do Zouk.
A exclusividade deste método está relacionada não somente ao ensino da dança, mas também à possibilidade de levar o aluno ao equilíbrio entre mente e corpo proporcionando a melhora da qualidade de vida.
É reconhecido mundialmente como uma referência na Lambada, hoje denominado “Zouk Brasileiro”. Sua metodologia é divulgada pela marca “Zouk por Philip Miha”. Desde 2002, como produtor cultural do ritmo, promove shows, a maior competição de Zouk no país ” Brasil Zouk Open”, eventos como o “Zouk Congress” ( congresso de zouk e ritmos latinos considerado o maior da America do Sul) e baladas como Carioca Club e Zouk For Fã.
É o principal divulgador do ritmo Zouk na mídia brasileira. Foi jurado na “Dança dos Famosos” em 2017 e 2018, no Domingão do Faustão, bem como em outros importantes programas de rádio e televisão: Programa do Jô, Mais Você, Estrelas e Altas Horas.
Inclui no currículo a participação na montagem da coreografia para o grupo musical Rouge. Nos congressos mundiais esteve na Holanda (2006), Barcelona (2008, 2011 e 2012), Índia (2009), nesse último fez parceria com a bailarina Sheila Mello no World Dance Festival.
São 14 edições representando o ritmo Zouk no maior Cruzeiro de Dança de Salão da costa brasileira, o “Dançando a Bordo”. Em 2012 e 2013, atuou no Cruzeiro Movida Latina; participou do Baila Floripa em 2008 e 2010; Baila Costão (Costão do Santinho Resort – Florianópolis) de 2008 até 2015.
Desde 2018, promove o primeiro Cruzeiro de Zouk do Brasil – “Zouk Sailors”. É professor da atriz Maria Fernanda Cândido e da bailarina Sheila Mello. Ministrou aulas de Zouk para a campeã mundial de basquete Hortência Marcari, a atriz Cristiane Torloni, o nadador Fernando Scherer (Xuxa) e a apresentadora do programa Bem-Estar, Mariana Ferrão.
Raquel Silveira
há 22 minutos
Recebeu R$ 99